|
As terapias NATURAIS podem complementar os tratamentos para o Diabetes. Mas, lembre-se sempre de consultar o seu terapeuta antes de iniciar qualquer tratamento.
|
|
|
Aromaterapia
Para aliviar os sintomas, alguns aromaterapeutas sugerem o uso de óleos essenciais de juniper, gerânio e eucalipto. Massagear o óleo de oliveira sobre o baço também é recomendado.
Lembre-se de os diluír em óleo vegetal antes de os aplicar sobre a pele e consulte sempre o seu terapeuta.
Sumoterapia
Tome 1 copo de algum dos sumos abaixo, três vezes por dia:
Vagem, Salsinha, Pepino, Salsão e Agrião
Cenoura, Salsão, Salsinha e Espinafre
Alface, Espinafre, Cenoura ( adicione 1 dente de alho cru)
Yôga e Meditação
Yôga, Meditação e Exercícios de Respiração podem melhorar a circulação sanguínea, assim como a digestão, ajudando no tratamento do diabetes.
Estabeleça uma rotina diária de pelo menos 4 asanas, que podem ser demonstradas pelo seu instrutor.
O stress leva a produção de adrenalina, que eleva o nível de açúcar no sangue. Assim técnicas de relaxamento como yôga e meditação são altamente recomendados.
Medicina Ayurvédica
O Dr. Virender Sodhi, MD, (Ayurveda), Diretor do American School of Ayurvedic Sciences, em Bellevue, Washington, não faz diferença de tratamento entre o tipo 1 e 2 de diabetes.
O primeiro passo a ser tomado é a modificação na dieta, com a eliminação do açúcar e carboidratos simples e a ênfase aos carboidratos complexos.
A proteína é limitada, já que a ingestão em excesso, pode danificar os rins. A gordura também é limitada, já que geralmente há uma deficiência de enzimas pancreáticas tornando assim, a digestão mais difícil.
O Dr. Sodhi também utiliza o Panchakarma, que é iniciado com massagens e sauna feitas com ervas seguido de uma limpeza interna do corpo.
Ele também recomenda várias preparações com ervas.
"A erva indiana chamada Gymenna Sylvester estimula o pâncreas a produzir mais insulina e também bloqueia a absorção de açúcar pelos intestinos", diz Sodhi.
O Neem também ajuda a diminuir o nível de açúcar no sangue e também actua como um tónico para o fígado.
A seguir um depoimento dado pelo Dr. Shanta Godagama, Naturopata na Inglaterra:
" Jane, 18 anos de idade, estudante, veio-me ver 3 anos após ser diagnosticada com diabetes. Já que o nível de açúcar no sangue dos pacientes diabéticos é muito difícil de ser controlado, os conselhos em relação à dieta são muito importantes.
O Ayurveda também recomenda preparações orais, feitas com plantas que agem no controle do nível de açúcar no sangue.
O tipo de dosha de Jane é Kapha Alto. Eu tratei-a com tabletes de ervas ayurvédicas, um programa de dieta, conselhos em relação a exercícios e o marmapuntura. Depois de 2 meses, o seu nível de açúcar no sangue voltou ao normal e em seis meses pôde interromper os seus medicamentos tradicionais. Ela ainda está estável e não necessita mais de tratamento embora ainda continue a seguir a dieta e os exercícios recomendados."
Reflexologia e Massagens Orientais
Ajudam muito para balancear as energias e reduzir o stress.
Fitoterapia Ocidental
O alho ajuda na estabilização do nível de açúcar. Muitas ervas são conhecidas por afetar o nível de açúcar no sangue, o que pode causar uma significante variação na necessidade de insulina. Essa variação pode resultar num choque ou coma. Assim, pessoas que sabem que são diabéticas devem tomar precauções e usar preparações fitoterápicas apenas sob supervisão médica.
De acordo com o Dr. David L. Hoffman, ex-presidente da American Herbalist Guild, existem várias plantas com propriedades ( provadas cientificamente) que contribuem muito na administração do programa de diabetes para dependentes de insulina, embora as ervas não substituam a terapia com insulina onde é necessária.
Algumas das ervas tradicionalmente utilizadas no tratamento do diabetes são o alho e folhas de oliveiras .
Medicina Tradicional Chinesa
O ginseng tem mostrado bons resultados para regular o nível de açúcar no sangue e é geralmente utilizado para tratar o diabetes.
O Dr. Maoshingni, presidente do Yo San University of Tradicional Chinese Medicine em Santa Monica, California, trata o diabetes do tipo 1 e 2 com acupunctura e uma combinação de ervas que incluem o astragalus e a rehmamnia. O tratamento referente ao tipo 1 de diabetes deve ser iniciado nos primeiros estágios da doença para que a Medicina Tradicional Chinesa possa ajudar.
Acupunctura
A acupunctura pode ser usada no controle do stress , que causa um impacto no nível de açúcar do sangue do paciente.
A acupunctura também pode ser utilizada para fortalecer a imunidade geral e revitalizar órgãos que podem ser comprometidos com o diabetes.
Geralmente, o acupunctor trabalha em pontos associados com a bexiga, rins, pâncreas, baço, órgãos relacionados e os meridianos. O Dr. William Cargile, Chefe de Pesquisa da American Association of Acupuncture and Oriental Medicine diz que vem tendo resultados muito significativos no tratamento do diabetes com a acupuntura. Ele diz que pontos do baço e pâncreas tem efeitos que podem reduzir componentes auto imunes do diabetes.
Ele também nota que a acupuntura ajuda na reversão da neuropatia, geralmente presente em pacientes diabéticos de longa data.
O Dr. Cargile também utiliza a acupuntura a laser nos seus tratamentos e para o tipo 2 de diabetes utiliza a auriculoterapia para estimular o sistema nervoso. O Dr. Cargile diz também, que a acupunctura sózinha não é suficiente no tratamento do diabetes, e sempre insiste que os seus pacientes sigam uma dieta adequada e outros tratamentos médicos complementares e convencionais.
Acupressão
A acupressão pode ser usada no controle dos sintomas relacionados com o diabetes, como o cansaço, cãibras e problemas menstruais. Em adição, aplicar pressão nos pontos 18,19,20,23 da bexiga pode estimular o funcionamento do fígado e do pâncreas, melhorando as condições do corpo em relação à doença.
|
|
|
É utilizador do Facebook? Partilhe com os seu amigos!
Partilhar
Visite a nossa página no facebook
|