|
O termo reumatismo é bastante antigo e baseado na ideia de que a doença produziria acumulação de líquidos nas articulações.
|
|
|
Designação geral usada para caracterizar um grupo de doenças cujas manifestações principais são a inflamação ou a degenerescência do tecido conjuntivo das articulações, dos músculos e de outros órgãos.
Actualmente muitas pessoas sofrem de algum problema osteoarticulares, principalmente devido ao estilo de vida moderno e consequente aumento de radicais livres, gerando sérios problemas articulares. Existem numerosas doenças pertencentes ao grupo do reumatismo, como a febre reumática, a artrite reumatóide, a artrite comum, a artrose, a gota, e outras. Ainda não se tem uma classificação bem definida sobre a questão do reumatismo. As doenças reumáticas podem afectar somente articulações ou simultaneamente o tecido conjuntivo de outros órgãos, o tecido nervoso, seja de forma aguda ou crónica, em ciclos ou episódios isolados. Em geral há muita dor local ou generalizada, com inflamação e incapacitação física, temporária ou progressiva.
O reumatismo é uma doença degenerativa que pode ocorrer até numa situação de predisposição hereditária, ou provocada por factores ambientais. Alguns tipos de reumatismo são desencadeados pelo constante contacto com o frio, sendo característicos nas profissões como as de lavadeiras, dos carregadores de gelo, etc. Uma mudança no estilo de vida das crianças e adolescentes pode vir a evitar esses problemas na idade madura e na velhice. Mesmo para os que já alcançaram uma certa idade e estão começando a sofrer desses males, uma mudança nos hábitos alimentares, um incremento nas actividades físicas, a fisioterapia adequada e o uso de plantas medicinais podem atenuar os efeitos indesejáveis do envelhecimento articular.
Devemos evitar os lacticínios, o açúcar branco, as vísceras animais ricas em toxinas e ácido úrico; os hábitos nocivos como o alcoolismo, tabagismo, o consumo excessivo de remédios.
Uma suplementação alimentar com acção sinergética, anti-inflamatória, anti-oxidante, nutricional, com ácidos gordos insaturados para a protecção articular; Um concentrado de bioflavonoides para realçar a protecção em todos os processos articulares é sempre bem-vindo para oferecer uma boa condição das articulações.
Os desintoxicantes de ácidos orgânicos como o aipo, alfafa e a mandioca, ajudam a restaurar o Sistema Imunológico, a cobrir deficiências que contribuem para a inflamação articular, além de combaterem os radicais livres, cuja presença é uma das causas do problema. Existem também os alimentos que fixam o cálcio no organismo entre eles os talos de alimentos fibrosos que, além de cálcio, são ricos também em magnésio, além das sementes cruas e frutas secas tipo figo, damasco, banana e uva-passa que também concentram grande quantidade de magnésio e, juntamente com a vitamina D e o sol, podem fixar o cálcio no organismo.
Além dessas medidas, devemos lembrar as fisioterapias, tão úteis nos casos de reumatismo: as massagens estimulam a circulação, diminuindo a dor, originando uma sensação de bem-estar; a hidroterapia favorece os exercícios pois, dentro de água os membros tornam-se mais leves e facilitam os movimentos.
|
|
|
É utilizador do Facebook? Partilhe com os seu amigos!
Partilhar
Visite a nossa página no facebook
|