CLÍNICA DE MEDICINA NATURAL
Especialidades - Osteopatia
 

No mundo inteiro, o público quer maior qualidade no atendimento, mesmo na área da saúde.
Isso explica o sucesso dos métodos de tratamento manuais, como a Osteopatia, que priorizam uma relação bastante estreita entre paciente e fisioterapeuta, mais pessoal, com o contacto privilegiado das mãos e do corpo.

A osteopatia é um método de tratamento manual e natural criado nos Estados Unidos no fim do século XIX por Andrew Taylor Still. Médico famoso, ele achava que o bom equilíbrio das estruturas ( osteon ) do aparelho locomotor era crucial para evitar o aparecimento de disfunções e de doenças (pathos). Ou seja, o corpo tem possibilidades de se reequilibrar, de se auto-curar. Cabe ao osteopata a tarefa de normalizar as estruturas e deixar trabalhar a Natureza.

A primeira sessão de Osteopatia comporta um exame completo: anamnese, palpação, inspecção, territórios cutâneos nervosos, etc. Depois, o exame osteopático vai evidenciar todas as alterações mecânicas do aparelho locomotor, essencialmente na pelve e na coluna vertebral. Após essa avaliação cuidadosa, precisa, completa e global, o osteopata tenta estabelecer as cadeias lesionais do paciente. Por exemplo, da esquecida entorse do tornozelo até à dor do pescoço, pode intercalar-se uma série de desequilíbrios e lesões ostepáticas sedimentadas pelo tempo. Tratar essas lesões e esses desequilíbrios será, no caso, a chave do tratamento do pescoço.

Uma sessão dura 50 minutos, com a presença constante do osteopata, tempo necessário para utilizar todos os recursos terapêuticos, obter um efeito nos tecidos moles peri-articulares, sedar a dor e adaptar-se ao paciente, pois cada caso é um caso.

O osteopata utiliza uma técnica específica para cada tecido (osso, ligamento, músculo, víscera) a partir das constatações feitas no exame preliminar.

Existem duas grandes famílias de técnicas manuais:

Estruturais: Que, por exemplo, corrigem uma disfunção vertebral com uma técnica de thrust de pequena amplitude e de alta velocidade; efectuam devoluções de espaço articulares axiais leves chamadas pompage,; ou que alongam um músculo espasmado com uma técnica de stretching rítmico, entre outros.

Funcionais: que por exemplo tratam uma compressão nervosa ou vascular com a técnica dos pontos- gatilhos de Jones.

Além delas, pode-se destacar as técnicas estruturais de articulação baseadas na construção de alavancas adaptadas e as neuromusculares de Stanley Lief, muito úteis para harmonizar as tensões fasciais.

Quais são os campos de actuação da Osteopatia?

O aparelho locomotor, em particular a coluna vertebral: 70% das consultas;

As vísceras: 15% das consultas;

O crânio: 15% das consultas

As algias vertebrais são o motivo mais frequente de consulta, tais como torcicolos, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias agudas e crónicas, desequilíbrio da pelve, síndroma do piriforme (falsa ciática), hérnias discais.

Também é indicada nas dores do membro superior, tais como nevralgias cervicobraquiais, periartrites escapuloumerais, parestesias, cotovelo de tenista, lesões por esforços repetitivos, síndroma de compressão do desfiladeiro escapulotorácico, e em algumas dores do membro inferior, como ciáticas, cruralgias, tendinites, entorses, etc.

Vale considerar que as indicações não se restringem à lista, já que a Osteopatia é, em si, uma maneira de lidar com a patologia, especialmente com ênfase no aspecto preventivo.

Entre as contra- indicações estão os reumatismos inflamatórios, câncer ósseo, fracturas, certas vertigens por insuficiência vértebro- basilar, e, em caso de osteoporose avançada, somente técnicas mais específicas podem ser indicadas.



Custo




Horário
Confirmar com a nossa recepção pelos telefones 219387146 ou 969833914.


Indique-nos os seus dados para a marcação da sua consulta. Será contactado para a confirmação do seu horário pretendido.
Nome:  
Morada:  
Dia pretendido  
para a consulta:  
Telefone:  
E-mail:  


Inicio
Empresa
Contactos  
A Medicina Natural
> Abordagem
> Conselhos Naturais
> Informacoes Uteis
> Plantas
> Seja Natural na Doenca
> Equipamentos Utilizados


É utilizador do Facebook?
Partilhe com os seu amigos!


Partilhar

Visite a nossa página no facebook



 
SemQuímicos © 2006, Todos os direitos reservados Realização: Megasites
O Grupo:
  Medicina Natural Loja Online Equipamentos Automção
Ulysse Nardin Replica Watches Chopard Replica Roger Dubuis Replica Sinn Replica Tudor Replica Replica Watches www.apreplicas.me Blancpain Replica Watches Franck Muller Replica Roger Dubuis Swiss Replica Richard Mille Replica Rolex Replica Watches Best Replica Watches
 
|
|
|