CLÍNICA DE MEDICINA NATURAL
Informacoes Uteis - AURICULOTERAPIA
 

É a terapia que estuda o pavilhão auricular para tratar os diversos distúrbios emocionais, físicos ou mentais.
A origem desse tratamento milenar teve sua origem na China, através da Acupunctura.

A eficácia comprovada é devida não somente à relação desse tratamento com a Fisiologia Energética, mas também pelo facto da área auricular ser muito rica em nervos e ter muitas ligações com o sistema nervoso central.

O Dr. P.M.F. Nogier relacionou o pavilhão auricular à figura de um feto. Para que isso seja percebido basta olhar a imagem da nossa própria orelha reflectida no espelho ou então para a orelha de outra pessoa. Ver-se-à que o lóbulo da parte de baixo da orelha tem o formato de um feto e o formato da parte superior do pavilhão auricular assemelha-se aos pés e aos braços de um ser humano em posição fetal. Por esse motivo, cada parte do corpo tem uma área correspondente na orelha.

Essa correlação é percebida, por exemplo, quando tocamos uma determinada região da orelha de uma pessoa que sofre de algum distúrbio fisiológico ou energético: essa pessoa sentirá incómodo no momento do toque.

Foi associando os princípios da Auriculoterapia Chinesa e seus estudos que Dr. Nogier elaborou a Auriculomedicina.

A massagem, a cauterização ou punctura de pontos especiais na orelha reflectir-se-á no órgão correspondente afectado, proporcionando o equilíbrio energético necessário.
Indicação
Paralelamente aos tratamentos médicos tradicionais (alopáticos) podemos recorrer ao tratamento diferenciado de Auriculoterapia, para diversos distúrbios, dos quais citamos apenas alguns como exemplo:

* DIABETES
* DISTÚRBIOS ENDÓCRINOS
* LABIRINTITE
* TENDINITE
* STRESS
* OBESIDADE
* TPM


Método
Detectando desequilíbrios

Os assim chamados "pontos de acupunctura" possuem baixa resistência eléctrica, o que possibilita a aparelhagens específicas, capazes de injectar uma corrente eléctrica subtil, obterem a sua localização exacta. Aí é que reside a grande vantagem da Auriculoterapia sobre a Acupunctura convencional: nesta última, os pontos serão localizados, quer sirvam para tratamento ou não; já no caso da orelha, só existirão pontos se eles estiverem desequilibrados, ou seja, com o correcto uso de aparelhagem, ela própria acaba por realizar a avaliação de quais os desequilíbrios existentes. Outros modos de detectar os desequilíbrios: procure na orelha regiões descamadas, feridas ou com espinha, pois isto não ocorre por acaso. Observe os Mapas Auriculares e verá que as suas localizações correspondem às partes corpóreas afectadas. Mais uma dica: quando houver dor no físico, igualmente haverá na região auricular correspondente. Portanto, basta apalpar o pavilhão auricular com o dedo ou com um bastonete que, onde doer significa que igual sensação está ocorrendo na zona do corpo que lhe é reflexa.




Inicio
Empresa
Contactos  
A Medicina Natural
> Abordagem
> Conselhos Naturais
> Informacoes Uteis
> Plantas
> Seja Natural na Doenca
> Equipamentos Utilizados


É utilizador do Facebook?
Partilhe com os seu amigos!


Partilhar

Visite a nossa página no facebook



 
SemQuímicos © 2006, Todos os direitos reservados Realização: Megasites
O Grupo:
  Medicina Natural Loja Online Equipamentos Automção
 
|
|
|